ALOPECIA DE TRAÇÃO INFANTIL
- martanutri
- 2 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jun. de 2021
Alguns pacientes queixam-se de agravamento da alopecia na idade adulta na ausência de uma história recente de estilos ou processos químicos agressivos. Nestes casos, um histórico de hábitos e penteados com os cabelos na infância.
Os penteados frequentemente associados à alopecia por tração são rabos de cavalo apertados (causando queda de cabelo nas margens frontal e lateral do couro cabeludo), coques apertados (causando queda de cabelo nas laterais e na parte de trás do couro cabeludo), bem como fixação de mechas ou extensões de cabelo. Tranças apertadas (como trancinhas e dreadlocks), também são causas comuns de alopecia de tração com perda de cabelo observada entre as tranças.

Alopecia por tração é a perda de cabelo traumática, secundária à aplicação de forças de tração no couro cabeludo. Esta condição pode ser classificada como marginal ou não marginal. Em qualquer caso, o trauma induzido, muitas vezes está associado a aspectos culturais, sociais e cosméticos práticas, que não são intencionais.

A descrição clínica da alopecia por tração, segue um processo previsível nas manifestações, com danos que induz uma resposta inflamatória e desenvolvimento precoce de eritema perifolicular, pústulas, descamação, e uma abundância de cabelos quebrados pela tração, cicatriz folicular e permanente ocorrer alopecia. Em alguns casos, moldes peripilares (finos cilindros de queratina branco amarelado).

E natural na infância, imaginar novos mundos e criar beleza com o brincar, arrumar, enfeitar, colorir. Mas, neste momento de pandemia, é essencial fortalecer esse brincar infantil, especialmente com atividades lúdicas que expressam a necessidade de aceitar o cabelo afro ou cacheado. com proteção e acolhimento das crianças, mas lembrando que a alopecia de tração não acomete só as crianças afrodescendente. Um exemplo desse tipo de brincadeira é:
“VAMOS BRINCAR DE SOLTAR OS CABELOS.”
E evitar a alopecia de tração que pode ser reversível, mas tracionar o cabelo por muitos anos, podendo levar ao desenvolvimento alopecia cicatricial., que é a ausência de folículo piloso por tração excessiva.
Não sou contra o uso de tranças, mas podemos usar coques, fazer rabo de cavalo e trançar os cabelos pensando na saúde do couro cabeludo sem tração e por período curtos... Solte os cabelos dos seus filhos.
Fonte: Billero V, Miteva M. Traction alopecia: the root of the problem. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2018;1 1:149-159
Comments